Santos precisa acabar com “maldição” para se classificar na Copa do Brasil
Nesta quinta-feira (9), o Santos terá um confronto inédito diante do Iguatu-CE, na Vila Belmiro, às 21h30, na Vila Belmiro. A equipe adversária está em sua primeira participação na Copa do Brasil. Entretanto, o Peixe deve tomar cuidado, visto que mesmo com poucos jogos contra times do Ceará no torneio, o histórico não é nada bom.
Nas oitavas de final da edição de 2020, o Santos enfrentou o Ceará, e acabou sendo eliminado. No dia 28 de outubro, na ida, na Vila Belmiro, empatou sem gols, e foi ao Castelão tentar a classificação.
Uma semana depois, em 4 de novembro, viajou ao Ceará e perdeu pelo placar mínimo de 1 a 0, com gol de Vina, que atualmente está no Grêmio, já no segundo tempo da partida.
Histórico na Copa do Brasil
O torneio existe desde 1989, entretanto, o Peixe só estreou em 1996. Desde então, foi campeão em uma oportunidade (2010), quando tinha Neymar, Ganso e cia no elenco. Na final, foi campeão em cima do Vitória.
Vale lembrar que na mesma edição, o time de Dorival Júnior conseguiu grandes resultados jogando em casa, como a goleada histórica o Naviraiense-MS por 10 a 1, na primeira fase, e sobre o Guarani por 8 a 1, nas oitavas de final.
A última campanha de destaque na Copa do Brasil foi em 2015, quando chegou a final contra o Palmeiras. Ganhou a ida por 1 a 0, na Vila, perdeu por 2 a 1 no tempo normal, no Allianz Parque, mas acabou sendo derrotado por 4 a 3 na disputa de pênaltis.
Entretanto, apesar de nunca ter vencido uma equipe do Ceará pela competição, os números gerais são bons. Em 133 jogos pela Copa do Brasil, acumula 76 vitórias, 27 empates e 30 derrotas. Marcou 267 gols e sofreu 134.
Jogando na Vila Belmiro, onde enfrentará o Iguatu mais tarde, as estatísticas são ainda melhores. São 62 partidas, acumulando 45 vitórias, 11 empates e somente seis derrotas.